CULTURA

Concerto de piano será atração do Luzamor nesta quinta-feira

O programa “Convite à Música” desta quinta-feira (9) apresenta um concerto de piano com Aleyson Scopel.

A atração terá início às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada é franca.

O programa é desenvolvido pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Fundação Luzamor, UEM e Sociedade Médica de Maringá e proporciona todas as semanas um espetáculo musical para toda a comunidade.

A apresentação faz parte de um projeto de música erudita que visa atingir o público de todas as regiões brasileiras levando o melhor da música produzida em nosso país.

Entre os meses de setembro e novembro de 2008, o pianista irá percorrer 14 cidades brasileiras entre capitais e cidades do interior.

Além de Maringá, os recitais serão realizados em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS, São João Del Rei/MG, São Paulo/SP e Vitória/ES.

O objetivo desta iniciativa é a formação de novas platéias para a música erudita e divulgação da música, patrimônio cultural do país.

Aleyson Scopel nasceu em Vitória, em 1982, e começou sua educação musical ao piano com 14 anos.

Seu currículo inclui apresentações pelo Brasil, Estados Unidos, China, República Tcheca e França.

Foi solista de orquestras no Brasil, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), Orquestra Sesi Fundarte de Porto Alegre, além da New England Conservatory Symphony Orchestra, Springfield Symphony Orchestra e a Arlington Philharmonic Orchestra, nos Estados Unidos.

Em 1999, ingressou no New England Conservatory of Music, em Boston, na classe da professora Patricia Zander, onde se formou e recebeu o prêmio Blüthner, oferecido pela tradicional fábrica de pianos Blüthner.

Aleyson foi laureado com a premiação máxima nos mais tradicionais concursos de piano do Brasil, tais como o Concurso OSB Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiros (2003), Magda Tagliaferro (2004) e Artlivre (2005).

Foi contemplado também em concursos internacionais e conquistou ainda o prêmio de melhor intérprete brasileiro no Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos (2006), realizado na Sala São Paulo.

Em setembro de 2004, passou uma temporada em Berlim aperfeiçoando-se na Hochschule für Musik Hanns Eisler.

De volta ao Brasil, Aleyson aperfeiçoa-se com Celia Ottoni e Miguel Proença.

Em março deste ano, Aleyson foi o único intérprete latino americano selecionado a participar do Concurso Rubinstein (Israel).
PMM