SAÚDE

Campanha convoca população para fazer o teste do HIV

Jovens, adultos e idosos podem realizar teste rápido do HIV até o próximo dia 14 em Maringá.

A iniciativa faz parte da Campanha “Fique Sabendo”, lançada no Paraná, no último dia 13.

Desde o início da mobilização, 381 maringaenses fizeram o teste rápido e 209 passaram pelo teste convencional para saber se possuem o vírus do HIV.

De acordo com a coordenadora do DST/ AIDS, Marta Evelin G. Storti, é muito importante que as pessoas não tenham receio de fazer o teste, pois o quanto antes o vírus for detectado, mais rápido o paciente poderá passar pelo acompanhamento médico e evitar complicações.

“É fundamental que os jovens, entre 13 e 19, anos também venham fazer a testagem para que o HIV seja diagnosticado precocemente.

As pessoas que estão casadas também devem fazer o teste, pois o vírus pode ter sido adquirido há muitos anos, antes mesmo do paciente estar casado”, explica a coordenadora.

Segundo relatório realizado em todos os postos de saúde da cidade e no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, dos 381 testes rápidos realizados, sete receberam resultado positivo e dos 209 testes convencionais, todos foram negativos.

Para realizar o teste rápido, o usuário, ao chegar no posto de saúde, é encaminhado para cadastro, orientação de aconselhamento coletivo (pré teste), coleta e leitura de resultado e então a orientação de entrega do resultado do exame, individualmente (pós teste).

Todo este processo demora aproximadamente uma hora e meia.

Os testes rápidos são realizados no CTA e nas unidades básicas de Saúde que são: NIS Quebec, Iguaçú, Pinheiros, Tuiuti e Zona Sul.

Todos os demais postos de saúde realizam o teste convencional, que levam cerca de cinco a seis dias para ficar prontos.

Em todo o Brasil apenas 28% dos brasileiros realizaram teste do HIV.

O objetivo da campanha é aumentar o número de testes e diminuir a porcentagem das pessoas diagnosticadas com HIV, que chegam aos serviços de saúde já com sintomas de aids, que hoje é de 43%.

Postos que realizam o teste rápido

Tuiuti – Avenida Tuiuti, esquina com Caracas, s/nº

Quebec – rua Letícia de Paula Molinari – Jardim Quebec

Pinheiros – rua Valeriana – 282 – Jardim Pinheiros

Iguaçu – avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 5328 – Borba Gato
PMM