EMPREGO

Tecnologia da Informação deve gerar 10 mil vagas no PR

O setor de tecnologia da informação pode gerar 10 mil novos postos de trabalho nas cidades localizadas entre Londrina e Maringá nos próximos dois ou três anos.

E o principal motivo para a geração destas vagas é a transferência das operações terceirizadas de empresas norte-americanas, que hoje são realizadas na Índia, para a região.

A análise é do empresário Cláudio Tedeschi, presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adetec).

Segundo Tedeschi, os Estados Unidos detectaram uma grande possibilidade de convulsão social naquele país e, para não correr riscos, precisam transferir parte dos serviços para outras localidades.

"A Índia tem problemas sociais que estão se agravando numa velocidade extramente alta porque há cerca de 300 milhões de pessoas em absoluta miséria naquele país", explica.

De acordo com Tedeschi, o Brasil é um sério candidato a receber parte dessas operações, com potencial para criar cerca de 100 mil novos postos de trabalho.

Ele acredita que o Norte do Paraná tem condições de atender boa parte desta demanda por ter uma boa estrutura de ensino superior, com cerca de 100 mil estudantes universitários entre Londrina e Maringá.

O presidente da Adetec afirma que o mercado deve priorizar os estudantes universitários que cursam Administração de Empresas.

"O desenvolvimento de software é mais voltado para as áreas de recursos humanos, finanças e logística."

Outras áreas com boas chances com esta nova perspectiva são os cursos de Engenharia e de Informática.

Tedeschi cita ainda outro ponto favorável à região.

É que mais de 70% dos programas desenvolvidos atualmente usam a linguagem SAP, que é de origem alemã, e é a ferramenta mais popular que existe no mundo para desenvolvimento de software.

Esta mesma empresa fez uma avaliação do potencial de várias cidades brasileiras, há cerca de dois anos, e Londrina ficou entre as primeiras colocadas.

"Esse ramo tem um potencial fantástico em termos de mão-de-obra e a grande vantagem para a nossa região é aproveitar o pessoal que está saindo das universidades."

Por isso, a SAP fez uma espécie de parceria com a Adetec para formar profissionais nesta linguagem.

"O Brasil tem hoje a necessidade de 20 mil pessoas especializadas na linguagem SAP e só a Petrobras precisou realizar um curso para contratar 800 pessoas recentemente com esta qualificação."

O presidente da Adetec afirma que a prestação deste serviço será destinada especialmente às grandes empresas multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo.

"Esse tipo de serviço você pode fazer à distância, onde haja maior viabilidade, mesmo que a firma seja norte-americana, japonesa ou indiana."

De olho neste mercado, um grupo de empresários criou a Londrina Information Technologies (Lint), há cerca de dois anos, e que atualmente gera 70 postos de trabalho no setor de tecnologia de informação, mas poderá chegar a 4 mil nos próximos dois ou três anos.

"Há várias negociações em andamento e não só com a Lint.

Outras empresas do setor poderão ter notícias bastantes positivas nos próximos meses ou nos próximos anos", afirma.
Eli Araujo - Folha de Londrina