SAÚDE

Mobilização para testagem do HIV começou neste sábado

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, esteve em Londrina, neste sábado (13), para lançar a campanha “Fique Sabendo” - Mobilização para testagem do HIV.

A ação também acontece em outros estados do Brasil devido a necessidade de realizar o diagnostico do HIV precocemente.

Em Maringá, todos os postos de saúde irão realizar coletas do exame durante todo o mês e neste sábado, o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, estará aberto, das 8 às 12 horas.

O CTA está localizado na rua Tabaetê, esquina com rua Assunção, s/nº (Posto NIS Zona Sul).

No Brasil apenas 28% dos brasileiros realizaram teste do HIV.

Lançada como campanha em 2003, a marca “Fique Sabendo” estimula a testagem do vírus sendo usada nos trabalhos dos centros de testagem e aconselhamentos (CTA).

A coordenadora municipal do DST/Aids, Marta Evelin G. Storti, explica que em Maringá, o grande desafio desta mobilização é aumentar a oferta de testes convencionais e implantar a testagem rápida nos grandes postos e no centro de testagem e aconselhamento.

“O teste rápido será realizado no CTA e nas unidades básicas regionais que são: NIS Quebec, Iguaçú, Pinheiros, Tuiuti e Zona Sul.

Os demais postos de saúde farão o teste convencional.”

A importância da mobilização é diagnosticar o quanto antes os casos positivos para que se tenha mais chances de evitar as complicações e assegurar a qualidade de vida das pessoas infectadas, diminuindo a porcentagem que hoje é de 43% das pessoas diagnosticadas com hiv que chegam aos serviços de saúde já com sintomas de aids. Durante a mobilização os profissionais Também irão orientar sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e divulgar os serviços disponíveis e encaminhamentos seguros às pessoas diagnosticadas.

A Secretaria da Saúde informa que o resultado do teste rápido sai na mesma hora, sendo que o usuário ao chegar no posto de saúde é encaminhado para cadastro, orientação de aconselhamento coletivo (pré teste), coleta e leitura de resultado e então a orientação de entrega do resultado do exame individualmente (pós teste), Todo este processo demora aproximadamente uma hora e meia.

Todos os postos de saúde da cidade realizarão as orientações do aconselhamento pré teste em horários pré determinados.

Pela manhã às 10 horas e a tarde às 14 horas.

A mobilização termina no dia 14 de outubro.
PMM