TEMPO

Defesa Civil alerta para chuva forte no Estado

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No decorrer desta quarta e quinta-feira (10 e 11), a formação de um novo sistema frontal organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste, sul e leste do Paraná.

Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, especialmente no norte, centro-leste e sul do Rio Grande do Sul.

Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

As informações são da Defesa Civil.
Bonde News