ELEIÇÃO

Município paranaense tem mais eleitores que habitantes

Altamira do Paraná é um pequeno município no centro-oeste estadual.

Com economia de base agrícola, Altamira possui pouco mais de quatro mil habitantes.

No entanto, chama a atenção em Altamira do Paraná o seu número de eleitores, maior que de habitantes.

Altamira do Paraná é a única cidade no estado em que isso ocorre.

Possui 4.101 habitantes e 4.333 eleitores, pessoas com 16 anos ou mais.

O efeito migratório é sentido em cidade de pequeno porte - munícipes que deixam a terra natal em busca de outras oportunidades na vida.

Tal fato se repete em outros 89 municípios brasileiros.

Levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), aponta as cidades com divergência entre os números de eleitorado e estimativa populacional.

Minas Gerais é o estado que concentra o maior número de municípios com mais eleitorado que população, 21 dos 90 identificados no cruzamento de informações do TSE e do IBGE.

Há municípios no estado em que o eleitorado corresponde a 137% dos habitantes, caso de Tapiraí, a 250 quilômetros de Belo Horizonte.

Goiás e São Paulo aparecem em seguida, com 11 municípios cada, seguidos de Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um com com nove casos de cidades com mais eleitores que habitantes.

De acordo com o TSE, o domicílio eleitoral não implica necessariamente residência na mesma localidade, o que pode justificar as divergências estatísticas.

Um cidadão pode morar em uma cidade, mas votar ou candidatar-se em outra.

"É distinto o conceito de domicílio eleitoral do domicílio civil", informou a assessoria do tribunal por meio de nota.

Segundo o Código Eleitoral, "estando o eleitor patrimonialmente ligado à localidade", com vínculos políticos, sociais ou econômicos, não há impedimento para que o domicílio eleitoral seja fora da cidade em que o eleitor reside (com Agência Brasil).
Bonde News