EVENTO

Festival de Flautistas começa nesta terça-feira

Alguns dos mais renomados músicos participarão, em Maringá, de 9 a 14 de setembro, do 8º Festival Internacional de Flautistas, que será realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No mesmo período, será realizado o I Evento Científico da Abraf.

A solenidade de abertura será no dia 9, às 20h30, na Fundação Luzamor, seguida do recital com o canadense Michel Bellavance, Rogério Wolf (presidente da Abraf), José Ananias e Sérgio Morais.

Segundo o professor Bernhard Fuchs (UEM), o evento pretende inovar agregando às suas atividades um evento científico, no qual, professores e flautistas poderão apresentar suas pesquisas em música e promover intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Nesta edição, os temas giram em torno das perspectivas da música instrumental no século XXI.

Durante o dia, no câmpus da UEM, serão desenvolvidos a programação científica e o master class (aula coletiva).

As atividades ocorrerão no Bloco 8 (curso de Música), auditório da Fadec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e em auditórios do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

À noite, o público assistirá, na Luzamor, aos concertos e recitais.

Entre os artistas confirmados para o evento estão o paranaense Norton Morozowicz. Ele tem dirigido as principais orquestras do Brasil.

Também estarão no Festival Gabriel Goñi Dondi, músico da Orquestra Sinfônica Nacional da Cosra Rica; Hernàn Jara, da Orquestra Sinfônica da Universidade do Chile; Danilo Mezzadri, paranaense, professor de Southern Mississipi University, nos Estados Unidos; e Juliano de Arruda Campos, regente da Orquestra de Flautas Brasileira (Tatuí-SP), grupo convidado. Ele vai coordenar a Orquestra de Flautas no Festival.

A UEM vai realizar o festival, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do CCH, do Departamento de Música e da Escola de Música, junto com a Abraf, em parceria com a Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura de Maringá; com apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

O prazo de inscrição para participantes vai até segunda-feira (8), pelos sites www.abraf.art.br e www.dmu.uem.br.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3261-4092 (Departamento de Música) e 3261-4383 (Escola de Música).
UEM