SAÚDE

Hanseníase no alvo da Saúde

A Secretaria de Saúde lançou no município nesta segunda-feira, 24, a Campanha Nacional contra a Hanseníase. Doença também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue. A Hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. A campanha vai orientar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença.

O prefeito Silvio Barros esteve presente e ressaltou a importância do diagnóstico precoce. "Esta é uma doença sofrida e dolorosa, mas tem cura e tratamento". Segundo dados da Secretaria de Saúde, de 1995 até agora foram registrados 413 casos da doença em Maringá. No ano passado, a Secretaria recebeu 31 registros de Hanseníase.

Marco Antonio Rocha Loures, secretário municipal de Saúde, enfatiza que qualquer suspeita deve ser investigada. "O desafio para este ano é diminuir o número de casos de Hanseníase".

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemológica da Saúde, Janete Veltrine Fonzan, ao perceber manchas esbranquiçadas, pálidas ou avermelhadas na pele, falta de sensibildade ao frio ou calor em alguma região do corpo, entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas, entre outros sintomas, a pessoa deve procurar rapidamente o posto de Saúde mais próximo de sua casa. "Os agentes de Saúde também irão dar atendimento nas casas, através do Programa Saúde Família (PSF)", orienta.

Janete Fonzam explica que a doença não é hereditária e a forma de transmissão é pelas vias aéreas. "Uma pessoa infectada libera o bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente", salienta.

A coordenadora lembra que a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De cada sete doentes, apenas um oferece risco de contaminação."O importante é saber que a doença tem cura e quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais fácil e melhor serão os resultados", concluiu.

Serviço: Os postos de Saúde atendem das 7 às 19 horas.
PMM