TRANSPORTE

PR vai mapear rotas do transporte escolar municipal

Começa a ser feito na semana que vem o mapeamento das rotas do transporte escolar municipal no Paraná. O trabalho será realizado por 63 servidores dos 32 Núcleos Regionais de Educação que foram treinados para operar equipamentos GPS. O mapeamento é uma das principais etapas da formulação do Plano de Transporte Escolar do Paraná, que está sendo elaborado em parceria pelas Secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Educação (Seed).

“Os dados práticos sobre os percursos e o número de alunos atendidos serão coletados pelos profissionais capacitados, que irão percorrer cerca de 13 mil rotas em todo o Estado. Com este estudo pretendemos reduzir inicialmente em 5% os custos com o transporte escolar, o que corresponde a uma economia anual de R$ 11 milhões aos cofres públicos”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. Em cada município, dois profissionais – um anotador e um operador de GPS – farão os levantamentos e eles poderão medir até 80 rotas por mês.

Além da redução dos custos operacionais com a otimização dos traçados, o Plano de Transporte Escolar (PTE) tem como objetivos a estruturação do sistema de gestão de transporte nos âmbitos estadual e municipal, a melhoria dos serviços prestados aos escolares, a obediência à legislação do transporte escolar e a localização de novas escolas rurais.

Agência Estadual de Notícias