CULTURA

Escritor retrata momentos maringaenses por meio de crônicas

A imponência da torre da catedral, os flamboyants das avenidas, os tapetes lilás dos ipês, a fome nas ruas, a saudade do retirante nordestino.

Com temas variados sobre Maringá, sua gente e os costumes regionais ­aliados à lembranças da Bahia onde nasceu há 70 anos ­ o vendedor autônomo Manoel Borges dos Santos Neto está lançando seu primeiro livro "Crônicas".

A obra fará parte do projeto "Incentivando a Leitura", a ser lançado nos próximos meses pela Secretaria Municipal da Cultura, procurando estimular a comunidade para a leitura, iniciando o processo pelos autores locais.

Entre as 112 páginas e narrações do dia-a-dia, o escritor relata bons e maus momentos de seus 40 anos como morador da Cidade Canção e acentua seu amor pela terra que adotou. No prefácio da obra está o carimbo textual de um de seus melhores amigos na cidade: o secretário de Governo da administração municipal, Dr. José Buzato.

Com textos simples e singelos, o autor também demonstra em algumas crônicas a sua admiração e respeito pelas pessoas com deficiência visual. E confessa que, em princípio, a obra seria destinada exclusivamente à elas.

"Queria, de início, estabelecer um processo de diálogo com os cegos, através da impresão do livro em Braile. Mas as dificuldades financeiras superaram a boa vontade", diz Borges ainda acreditando na possibilidade de parceria com entidades.

Além de "Crônicas", o escritor afirma ter material suficiente para o lançamento de mais oito livros. "Alguns deles já estão no prelo e aguardam apenas um pequeno auxílio dos amigos para desenvolver o projeto, a exemplo da ajuda que obtive para lançar essa minha primeira obra", diz.

Contato com o escritor pode ser mantido pelo fone 227-4766
PMM