TEMPO

Paraná terá semana de calor e tempo seco

A semana começa ensolarada e com previsão de tempo estável na maioria das regiões paranaenses. A frente fria, que provocou chuvas em todo estado e resultou em destelhamentos e quedas de barreira na semana passada, se afasta em direção ao Oceano Atlântico. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma massa de mais quente e seca chega ao Paraná proveniente da região Centro-Oeste do Brasil.

O ar quente deixa as temperaturas elevadas no decorrer desta segunda-feira (18). Mínima de 14ºC e máxima de 27ºC em Curitiba. No litoral os termômetros variam entre 15ºC e 28ºC. Os moradores das regiões Norte e Noroeste vão enfrentar temperaturas mais elevadas. Em Londrina a previsão é mínima de 15ºC e máxima de 29ºC. Em Maringá o dia já começa com 17ºC e os termômetros chegam a registrar 32ºC.

Em parte das regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná há previsão de pancadas de chuva isoladas, a partir da tarde. Pato Branco, no Sudoeste, registra mínima de 13ºC e máxima de 28ºC. Em Palmas, no Sul, os termômetros variam entre 10ºC e 25ºC.

Na terça-feira (19), o tempo permanece firme no Paraná. A massa de ar quente e seco se estabelece e inibe a formação de nuvens de chuva nas regiões paranaenses. Com o dia mais ensolarado, as temperaturas ganham rápida elevação e, à tarde, faz calor em praticamente todas as regiões do estado. Os índices de umidade relativa do ar ficam baixos, principalmente entre os setores Oeste e Norte.

Nos próximos dias as condições meteorológicas não mudam muito, ou seja, tendência de tempo seco e com temperaturas elevadas em grande parte do Paraná. No Centro-Sul e Sudoeste pode chover rapidamente nas noites de quinta e sexta.

Gazeta do Povo