TEMPO

Maringá tem aumento de 1 grau na temperatura

Os termômetros da Estação Climatológica Principal de Maringá apontam, desde 2001, uma mudança significativa: a média das temperaturas máxima e mínima anuais chegaram a números nunca registrados nas últimas duas décadas. De 1978 a 2000, a média da temperatura mínima variava entre 16ºC e 17ºC. A partir de 2001, a média das menores temperaturas registradas no ano ficou na casa dos 18ºC, chegando até a marca dos 19ºC.

O aumento da temperatura registrado pela estação climatológica pode ser uma das explicações para a sensação de que o inverno não é mais tão frio como antigamente. Nos anos 80, a média da temperatura máxima entre julho e setembro, conforme os dados da estação climatológica, foi de 24,8ºC. Nos anos 90, o calor máximo, médio, foi de 25,2ºC na estação mais fria do ano. Nesta década, até 2007, a média foi de 26ºC – temperatura 1ºC maior que a média das duas décadas anteriores – a mesma diferença se comparadas às médias das temperaturas mínimas. E neste ano o mês de junho, que marca o início do inverno, foi o mais quente dos últimos 13 anos.

Efeito do aquecimento global, fenômeno natural ou interferência do homem no microclima das imediações dos aparelhos que registram as temperaturas? Essas questões são levantadas pelos próprios cientistas, que não entram em um consenso sobre o fato, que é o aumento do calor apontado pelos termômetros.

O Diário do Norte do Paraná