AÇÃO SOCIAL

Programa Família Acolhedora será lançado nesta terça-feira

Com o objetivo de evitar o atendimento institucional em abrigos e garantir à criança e ao adolescente o direito de convivência familiar e comunitária, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania -Sasc, lança o programa Família Acolhedora. A solenidade de lançamento será realizada nesta terça-feira (12), às 14 horas, na sala de reuniões da Prefeitura.

Ao implantar o programa, a Sasc cumpre o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 19: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.”

A secretária da Sasc, Bernadete Barusso, destaca que o atendimento institucional, por melhor que seja, não supre a necessidade de atenção individual e da rotina familiar no processo de socialização e por isso é fundamental que a criança participe deste convívio em família.

Para a realização do projeto, a Sasc contará com a participação da comunidade, sendo necessário que famílias voluntárias façam um cadastro para receber e acolher crianças ou adolescentes com direitos violados. O acolhimento será acompanhado por uma equipe técnica que atuará junto à família biológica, para a reconstrução e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O cadastro das famílias será efetuado pela equipe de técnicos da Sasc e a formalização do acolhimento será encaminhada pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Maringá.

Barusso reforça que “a iniciativa não se trata de adoção, mas de cuidado e atenção temporários até o retorno da criança e do adolescente à família biológica ou colocação em família substituta.”

Serviço: Informações no Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS, pelo telefone 3901-1132.

PMM