EDUCAÇÃO

Paraná tem 7 cursos na elite nacional

Sete cursos de instituições públicas do Paraná estão entre os 25 de todo Brasil que atingiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia a qualidade do ensino superior. Seis deles são de três universidades estaduais – Ponta Grossa (Agronomia, Farmácia e Odontologia), Londrina (Enfermagem e Farmácia) e do Oeste (Farmácia) – e um da Universidade Federal do Paraná (Terapia Ocupacional). O estado só ficou atrás de Minas Gerais, com oito cursos entre a elite.

Os dados foram coletados em 2007 e divulgados ontem em Brasília pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O levantamento é parcial e acompanhou 3.239 cursos, 271 no Paraná. Eles englobam 16 áreas de conhecimento: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Zootecnia, Biomedicina, Tecnologia de Radiologia e Tecnologia em Agroindústria. O resultado das demais áreas, a começar pelos cursos de engenharia, deve ser divulgado até o fim de 2008.

Diferente de anos anteriores, a avaliação dos cursos superiores foi dividida em três critérios: nota do Enade (teste obrigatório aos alunos ingressantes e concluintes), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (índice que atesta quanto a instituição agregou ao aluno) e o Conceito Preliminar do Curso (critério novo dividido em 40% da nota do Enade, 30% do IDD e 30% da avaliação dos professores e da instituição, feita pelos estudantes). Os quesitos e a nota final são medidos de 1 a 5. Apenas 0,77% dos cursos avaliados conseguiram três notas 5, incluindo os sete paranaenses. “O bom resultado das nossas universidades é fruto de uma política de investimentos de longo prazo”, comemorou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto

Gazeta do Povo