ECONOMIA

Indústria do PR tem a 2.ª maior alta do país

A produção das indústrias instaladas no Paraná cresceu bem acima da média nacional no primeiro semestre do ano. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a indústria paranaense avançou 11,3% no período, a segunda maior expansão do país. A taxa média dos 14 locais acompanhados pelo instituto ficou em 6,3% no semestre.

A pesquisa mostra ainda que todas as regiões avaliadas tiveram avanço na produção industrial neste período. O destaque, em termos de magnitude da taxa, foi o Espírito Santo (16,1%), seguido por Paraná (11,3%), Goiás (11,1%), São Paulo (9,8%), Pernambuco (7,9%), Amazonas (7,5%) e Minas Gerais (6,6%).

Segundo a economista Denise Cordovil, coordenadora de indústria do IBGE, a pesquisa confirma o padrão de crescimento de regiões com indústrias dedicadas à produção de bens de capital e bens de consumo duráveis, além de elevada produção de commodities exportadoras. “Essa conjuntura explica os bons resultados da indústria paranaense, que já vem há algum tempo se destacando no cenário nacional”, explica a economista.

Treze dos dezesseis setores industriais avaliados no estado tiveram números positivos. O principal destaque na formação do índice geral foi o segmento de veículos automotores (33,85%). incentivado principalmente pela fabricação de caminhões para atender à demanda do mercado interno.

Gazeta do Povo