EDUCAÇÃO

UEPG reabre curso de Medicina em 2009

O governador Roberto Requião confirmou ontem, na Escola de Governo, a reativação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ele mesmo suspendeu o curso em maio de 2003, alegando falta de estrutura. O decreto que reabre a faculdade será assinado na próxima segunda-feira.

As 40 vagas serão ofertadas no vestibular de verão, em dezembro, e as aulas iniciarão em agosto do ano que vem. Até a formatura da primeira turma o governo estadual afirma que vai investir R$ 12,3 milhões no curso.

O vice-reitor da UEPG, Luciano Vargas, afirmou que as aulas não começarão em março, como nos demais cursos, porque a carga horária da faculdade de Medicina é maior (seis anos em vez de quatro) e também porque o prazo dilatado irá possibilitar a contratação de professores e servidores, além da adaptação do espaço físico e compra de materiais.

Dos 26 laboratórios necessários para o funcionamento do curso, no câmpus de Uvaranas, 20 já estão prontos. O Hospital Regional, que está com 65% das obras concluídas, deverá ficar pronto em abril do ano que vem. Pela proposta pedagógica do curso, os alunos de Medicina só precisarão do hospital no segundo semestre do quinto ano, ou seja, em 2014. Nos primeiros anos, acrescenta Vargas, os estudantes usarão os postos de saúde através de convênios com as prefeituras da região.

Gazeta do Povo