POLICIAL

Quadrilha que agia no Sul era comandada de dentro de cadeia no PR

Uma quadrilha acusada de tráfico internacional de drogas, comandada por presos da Cadeia Pública de Guaíra, no Oeste do estado, foi presa na madrugada desta terça-feira (5) pela Polícia Federal (PF) de Santa Catarina. O grupo é acusado de agir nos três estados do Sul. A “Operação Impunis” foi realizada no Paraná e em Santa Catarina. Nos dois estados foram presas 20 pessoas nesta terça-feira. Nove foram detidas no Paraná, algumas já estavam presas pela Polícia Civil das cidades por tráfico de drogas.

Segundo a delegacia da PF de Dionísio Cerqueira, de Santa Catarina - que comandou a operação -, foram oito meses de investigação para prender os envolvidos. Durante as investigações, 9 pessoas já tinham sido presas e 3 adolescentes apreendidos. Os jovens transportavam as drogas para a quadrilha.

Os entorpecentes vinham para o Brasil por meio de três fornecedores do Paraguai e entravam no país pela cidade de Guaíra. A coordenação da quadrilha era feita por presos da Cadeia Pública da cidade, segundo a PF.

Um grupo de traficantes ficava com a tarefa de aliciar “mulas” para fazer o transporte da droga. Os adolescentes eram os mais requisitados, em razão da maioridade penal a que estão sujeitos. As drogas eram pagas com carros furtados ou financiados com fraude. As delegacias da PR de Guaíra e de Guarapuava (região Central) também participaram da operação nesta terça-feira.

Gazeta do Povo