CULTURA

Concerto de canto e piano apresenta músicas populares do Japão

O “Convite à Música” apresenta nesta sexta-feira (25), às 21 horas, no Auditório Luzamor, uma edição especial em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Um quarteto formado pelo pianista Noriko Yamazaki, o violonista Jôji Sassaki e as cantoras Matsuko e Moe Yoshitake, apresentará músicas populares, folclóricas e infantis do Japão, além de músicas tradicionais latinas.

De acordo com a mezzo soprano, Matsuko Yoshitake, o grupo foi formado especialmente para a visita ao Brasil. Os músicos já fizeram apresentações em São Paulo e Rolândia. “O imperador do Japão, Tsegu Akihito, recomendou que visitássemos Maringá, pois esta é uma cidade muito especial para ele.”

Yoshitake também disse estar encantada com a cidade que apesar de ser nova, é moderna, planejada e bela. “Antes de vir para Maringá, pesquisei livros e vi fotos da cidade, mas tudo é muito mais bonito aqui”, comentou a cantora que já visitou diversos lugares que representam a cultura japonesa como a Acema, o asilo Wajunkai e o Lar de Cristo.
A cantora também acrescentou que o grupo apresentará um concerto alegre e interativo. “Temos um integrante do grupo que fala um pouco de português e vamos convidar o público para cantar conosco, por isso escolhemos algumas músicas latinas bem conhecidas como Besame Mucho.”

A secretária da Cultura, Flor Duarte, convida toda a população maringaense e em especial os descendentes de japoneses para prestigiar a apresentação.

O “Convite à Música” é um programa realizado todas as semanas no município, desde 2005. Os concertos musicais são gratuitos e realizados sempre às quintas-feiras, às 21 horas, no Auditório Luzamor, com edições especiais esporádicas, como a que será apresentada nesta sexta-feira. O programa é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Luzamor, UEM e Sociedade Médica de Maringá.

PMM