CULTURA

Recital de piano será atração do 'Convite à Música' nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (24), a população maringaense está convidada para prestigiar um recital de piano, de Ney Fialkow, no Auditório Luzamor, a partir das 21 horas, com entrada franca. A atração é promovida pela Secretaria da Cultura em parceria com a Fundação Luzamor e UEM e oferece todas as semanas, espetáculos de música clássica, com profissionais de Maringá, região, outros estados e internacionais.

Na programação desta quinta-feira o pianista apresentará obras de Schubert, Dmitri, Ravel e Chopin. Ney Fialkow é premiado em diversos concursos, com destaque para o título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo.

O pianista concilia a carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Também cursou mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Suas gravações incluem 0 Diálogo para Piano e Orquestra de Bruno Kiefer, obras de Camargo Guarnieri, Edino Krieger, Luciano Zanatta e de Flávio Oliveira. Tem se apresentado em recitais com instrumentistas de renome internacional tal como Carmelo de los Santos, Antonio Del Claro, Misha Haran, Fredi Gerling, Csaba Erdely, Paul Chou, Hugo Pilger, Michel Bessler e Cláudio Cruz e do grupo camerístico Solistas Interarte (Pablo de Leon, Horácio Schaefer e Roberto Ring).

O pianista é convidado freqüente como jurado de importantes concursos de piano no país e para ministrar masterclasses em diversas escolas de música do Brasil e do exterior. Em julho de 2006 realizou concerto com o Trio Porto Alegre no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha. Para este ano está previsto o lançamento de um CD com músicas brasileiras gravado nos EUA com o violinista Cármelo de los Santos.

Serviço:

Informações na Secretaria da Cultura, com a secretária Flor Duarte, pelo telefone 3901-1823.
PMM