EDUCAÇÃO

UEM recebe proposta para desenvolver projeto na área rural

O reitor em exercício da UEM, Ângelo Priori, recebeu hoje (21) a visita de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Paraná (Emater).

A intenção é elaborar projeto piloto para abrir espaço à pesquisa e extensão na área de Ciências Agrárias, inclusive com a distribuição de bolsas aos universitários recém formados.

Entre as áreas prioritárias de atuação foram relacionadas: agricultura orgânica, cadeia de leite, manejo e conservação de solos, biodiversidade e meio ambiente. Em princípio a atividade será desenvolvida na região de Umuarama.

Segundo o coordenador da área de planejamento da Emater em Curitiba, Nelson Fracaro, a elaboração do projeto permitirá integração entre as atividades do campo e a universidade. Ele disse também que o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) prevê a liberação de bolsa para universitários.

A gerente regional da Emater em Umuarama, Márcia Laino, diz que a demanda é grande na área rural. "Cerca de 200 pequenos produtores que integram a Associação de Agricultores Orgânicos necessitam urgente de projetos na área de extensão", comentou.

Para o reitor Priori a oficialização desse projeto será uma oportunidade para os acadêmicos colocarem em prática o conhecimento.

Participaram da reunião o diretor do câmpus de Umuarama, Amauri Silveira, o chefe de gabinete, Celso Conegero, o coordenador de Educação e Treinamento de Ciências Agrárias em Umuarama, Cássio Tormena, além do gerente regional da Emater em Maringá, Celso Seratto.
UEM/ASC