MEIO AMBIENTE

Maringá sedia lançamento de programa ambiental

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), e a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), lançam nesta sexta-feira (11), em Maringá, o 'Despoluir - Programa Ambiental do Transporte'. O lançamento será às 16 horas na sede da empresa ATDL.

O programa é estruturado em dois projetos específicos, para a área de transporte e de 'Cidadania para o Meio Ambiente', e visa especialmente mobilizar transportadores, caminhoneiros, taxistas, empresas de transporte de passageiros e a sociedade para a conservação ambiental. No projeto de transportes o primeiro passo é reduzir a emissão de poluentes.

Nesta etapa, explica Geasi Oliveira de Souza, da Fetranspar, será desencadeada uma campanha para medir a emissão de gases dos veículos de transporte, em sua maioria movidos a óleo diesel. Cada tipo e modelo de veículo tem um nível máximo de emissão de gases. “Quando existe alteração é porque o motor está desregulado e junto com o prejuízo ambiental existe o prejuízo financeiro com o consumo maior de combustível”, explica Souza.

Quando o veículo passa pela avaliação, recebe um selo de conformidade. Caso contrário, é notificado para uma regulagem e uma nova aferição. “O empresário ou o caminhoneiro vão reduzir os custos e colaborar com a redução da emissão de gases na atmosfera”, afirma Souza. A intenção é fazer do selo um certificado de conformidade com as normas ambientais.

Os demais projetos do 'Despoluir' abrangem o incentivo ao uso de energia limpa pelo setor de transportes, aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transportes, conscientização de taxistas e caminhoneiros e envolvimento da comunidade na preservação ambiental. Entre as ações está também o plantio de árvores para compensar a emissão de gases pelo setor de transportes e incentivar o caminhoneiro a denunciar crimes ambientais nas estradas, como queimadas e cortes em áreas de preservação.

PMM