UEM

Prefeito sanciona Lei Seca para período de vestibular da UEM

O prefeito Silvio Barros sancionou nesta sexta-feira (27), lei aprovada pela Câmara Municipal proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no entorno do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no período de realização de vestibulares. “A lei aprovada pelos vereadores veio de encontro com a proposta discutida pela força-tarefa há algum tempo”, justificou o Chefe de Gabinete, Ulisses Maia.

A força-tarefa é formada por representantes da Prefeitura, Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil, Militar e Florestal, Força Verde, Instituto Ambiental do Paraná, Conselho Municipal de Segurança e Associação Comunitária da Zona 7. Nos últimos concursos a força-tarefa atuou de forma a coibir os abusos em torno do campus da UEM, o que sempre gerou muitas reclamações dos moradores.

O projeto de lei, apresentado pelos vereadores John Alves Correa, Edith Dias de Carvalho, Marly Martin, Márcia Socreppa, Humberto Henrique, Walter Guerlles, Valter Viana e Chico Caiana proíbe a venda de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos em torno da UEM ou autônomos instalados nas proximidades no período do vestibular.

O entorno, de acordo com a lei, corresponde ao quadrilátero entre a avenida Colombo e a rua Vitória, na Vila Esperança, e entre a avenida Morangueira e a rua Quintino Bocaiuva, no Jardim Universitário.

A proibição, conforme o projeto de lei, vale das 20 horas da sexta-feira que antecede o início do concurso até 24 horas após o encerramento da última prova. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a lei serão multados em R$ 5 mil, e os ambulantes em R$ 500. Quem for flagrado consumindo bebida alcoólica no entorno do campus da UEM vai ter o produto apreendido e descartado.

PMM