EMPREGO

Maringá criou mais de 19 mil vagas de emprego

Em três anos e cinco meses Maringá impulsionada pelo bom momento da economia nacional, e através dos programas implantados visando à geração de renda e emprego, gerou mais de 19 mil vagas com carteira assinada.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, que aponta Maringá como o 24º município do Brasil que mais criou empregos este ano. Os números foram contabilizados até o mês de maio. Com 6.128 vagas abertas, a cidade supera capitais como Recife, Belém e Cuiabá, perdendo apenas para Curitiba em todo o Paraná.

“Tendo em conta que esses números foram contabilizados até o mês de maio, temos ainda sete meses para finalizar a somatória dos empregos gerados. Estamos comemorando os números e nossa ótima posição no ranking nacional. Se continuarmos nesse ritmo iremos fechar os quatro anos com 26 mil vagas completadas”, comemora o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Shinji Gohara.

Para contabilizar o número de vagas criadas, o Caged, que faz a contagem em todo país, verifica o total de admissão contra o total de desligamento e chega ao saldo final. Maringá vem se posicionando, na maioria das vezes, a segunda do Paraná em criação de empregos.

Gohara explica que a administração tem se preocupada em implantar políticas para atrair novas empresas. “Os incentivos gerados com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a emissão do alvará provisório em 48 horas, a ativação dos barracões industriais, os benefícios previstos no Programa de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Prodem), os programas Bairro Empreendedor e Rumo ao Emprego, os cursos de qualificação profissional e a municipalização da Agência do Trabalhador são as bases para os resultados positivos”. O secretário destaca ainda a importância de parceiros como Fiep, Senai, Senac, Sebrae e SETP nos programas implantados pelo município.

PMM