MEIO AMBIENTE

Parque do Ingá adota guias para visitantes

A direção do Parque do Ingá está comunicando escolas, colégios e outras entidades que, a partir de agora, as visitas feitas por grupos de mais de cinco pessoas deverão ser previamente agendadas .

Isso porque os grupos de visitantes vão ser ciceroneados nas trilhas por monitores ambientais. Com a medida, a direção do Parque quer oferecer aos visitantes (estudantes, turistas) mais informações sobre a fauna e flora da reserva e, ao mesmo tempo, cuidar da preservação daquele que é um dos últimos ecossistemas naturais da região.

Segundo a bióloga Carla Assis, o acompanhamento de monitores torna a visita mais esclarecedora sobre as condições do Parque, o que contribui para ampliar as ações de educação ambiental. “Também ajuda na conservação porque os visitantes serão orientados a não jogar lixo no parque nem a incomodar os animais de vida livre ou mesmo do mini-zôo”, explica. O parque recebe por ano mais de 1 milhão de visitantes.

O monitoramento das trilhas ecológicas foi implantado em 2001, sendo feito por guias ambientais voluntários, a maioria acadêmicos da UEM. Hoje, o Parque conta com cinco monitores fixos e 15 voluntários atuando de terça a sexta-feira. As visitas devem ser agendadas com 15 dias de antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h, pelo fone (44) 3901-1889 ou fone/fax: (44) 3901-1756.
PMM