GERAL

"Prefeito Amigo da Criança" título de reconhecimento

Em 2007, Maringá foi aprovada na primeira etapa do prêmio da Fundação Abrinq, “Prefeito Amigo da Criança” e depois de uma análise da evolução dos indicadores sociais de atenção à criança e ao adolescente e a ampliação da cobertura da rede de serviços no município, o prefeito Silvio Barros receberá o título que reconhece os compromissos assumidos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e políticas públicas direcionadas no município.

A solenidade de entrega do título será no próximo dia 26, às 14 horas, no Congresso Nacional, auditório Petrônio Portela, em Brasília. Dos 2.263 municípios que se inscreveram no programa de reconhecimento às cidades que têm projetos de defesa e proteção às crianças e adolescentes, da Fundação Abrinq, 139 receberão o prêmio "Prefeito Amigo da Criança". Entre os reconhecidos, 3 são da Região Norte; 7 da Região Centro-Oeste; 34 da Nordeste; 61 da Sudeste; e 34 da Região Sul.

Prêmio

Para reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, o Programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido a partir do retorno e avaliação dos Mapas da Criança e do Adolescente , em duas etapas: 2005-2006 e 2007-2008. A análise dos dados, bem como a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios, ficaram a cargo de especialistas dessas áreas. Os eixos de avaliação foram: Saúde, Educação e Proteção Social, para garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O objetivo deste título é comprometer os prefeitos municipais com uma plataforma em favor das crianças e adolescentes. Um prefeito amigo da criança é o dirigente municipal que assume o compromisso de priorizar a infância e adolescência em sua gestão e estabelece metas em sua administração para a melhoria da qualidade de vida desse segmento da população, envolvendo a comunidade local em suas decisões.

Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A missão da organização é promover a defesa dos direitos de milhões de crianças e adolescentes, beneficiados por meio de ações, programas, projetos e ajuda de parceiros.

PMM