ESPORTE

Campeonatos de Balonismo agitam Maringá

Com a participação de 34 pilotos do Brasil e do Japão, aconteceram neste domingo (22), em Maringá, as primeiras provas competitivas do 1º Campeonato Nipo-Brasileiro de Balonismo e do 21º Campeonato Brasileiro de Balonismo.

Nas três provas realizadas pela manhã a velocidade do vento favoreceu os vôos, mas a tarde a situação foi inversa. O vento praticamente desapareceu e dificultou a atuação dos pilotos. Apenas dois conseguiram entrar na área do alvo, localizada no antigo aeroporto onde cerca de cinco mil pessoas aguardavam para assistir a prova da chave.

Nesta prova o piloto que, voando, conseguisse pegar a réplica de uma chave pendurada a quatro metros de altura ganharia uma moto zero quilômetro. Quem mais se aproximou do ponto foi Marcos Paulo, de São Paulo, que passou a poucos metros da chave e lançou sua marca a apenas 60 centímetros do centro do alvo. A prova da chave será feita novamente no decorrer da semana.

O Campeonato Nipo-Brasileiro vai até quarta-feira (25), e o Brasileiro, que é classificatório para o mundial que será disputado na Hungria em 2010, prossegue até domingo (29). O diretor técnico da competição é Leonel Brites, considerado um dos mais experientes pilotos de balão da América Latina.

Serviço:

No resultado parcial que foi divulgado pela direção de prova, três pilotos paulistas lideram os dois campeonatos: Marcos Bonincontro (1º lugar) Luiz Silvestre (2º) e Marcos Paulo (3º).

Realização: Prefeitura de Maringá e Federação Paranaense de Balonismo.

Organização: Confederação Brasileira de Balonismo.

PMM