COMEMORAÇÃO

Dia de festa em Maringá com a visita do príncipe Naruhito

A visita durou cerca de 10 minutos.

Dia de festa em Maringá com a visita do príncipe Naruhito
- Foto: Divulgação

Neste domingo (22) em Maringá, o príncipe Naruhito, acompanhado do vice-governador Orlando Pessuti, conheceu as obras do complexo turístico e esportivo do Parque do Japão, localizado entre o Parque Itaipu e Jardim Industrial, na saída para Campo Mourão, numa área de cerca de 100 mil metros quadrados.

Cerca de cinco mil maringaenses – na maioria, descendentes de japoneses – reproduziram os sentimentos de entusiasmo e expectativa demonstrados nos últimos dias por toda a cidade na recepção à Sua Alteza Imperial, o príncipe Naruhito Kotaishi Denka.

O vice-governador, o prefeito Silvio Barros e o embaixador do Japão no Brasil, Ken Yamanouchi, descerraram a placa inaugural da obra, que se tornará num dos principais pontos turísticos da cidade.

"Este é um momento que entra para a história de nossa cidade, porque coloca Maringá definitivamente no mapa turístico internacional. Quando este investimento estiver pronto, no final do ano, já teremos pronto o cartão postal dos mais bonitos da cidade, para poder oferecer aos turistas, que certamente virão aqui", afirmou o prefeito Silvio Barros.

O monumento do arquiteto Marcos Kenji, com 8 metros de altura chamou a atenção do príncipe, visitantes e populares. Sua base representa a proa do navio Kasato Maru. "A esfera é o sol nascente, símbolo do Japão. Existe ainda o globo terrestre, com o mapa do Brasil e do Japão, envoltos em três elos que representam a integração dos dois povos e, no meio, o símbolo dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil", explicou o arquiteto, que é neto (sansei) de japonês.

Nesta segunda-feira, pela manhã, o príncipe embarca para Belo Horizonte e, no mesmo dia, viaja para o Rio de Janeiro, onde encerra o roteiro da visita oficial ao Brasil. O retorno à Tóquio será na quarta-feira.

Atividades do Parque

Mesmo faltando alguns meses para a inauguração, algumas atividades estão sendo realizadas para ajudar na construção e viabilidade do parque. Foram realizados três cursos de Topiaria Japonesa, promovido pela Oscip Parque do Japão – Memorial Imin 100, com o apoio da Prefeitura de Maringá e Cesumar. Nesses cursos, participaram estudantes do curso de Biologia e a comunidade em geral. O objetivo deste é de formar voluntários para auxiliar na manutenção do Jardim Japonês.

 

AEN