EDUCAÇÃO

Educação Inclusiva

Seminário discute novas técnicas no sistema de ensino

Educação Inclusiva

Maringá vem se destacando em muitas áreas, e quando o assunto é educação inclusiva, o município apresenta avanços significativos, como destacou o prefeito Silvio Barros durante participação no IV Seminário de Educação Inclusiva, realizado na cidade desde o início da semana. “Nossa cidade pode ser considerada referência quando o assunto em pauta é Educação Inclusiva devido ao trabalho desenvolvido na rede municipal, considerando não apenas a diferença, mas valorizando a diversidade e valores de cada aluno”, explicou.

A cidade conta com uma frota de transporte coletivo adaptado, que representa 60% do total dos ônibus; rampas de acessibilidade; escolas municipais com elevador; seriedade e responsabilidade no atendimento, Agência do Trabalhador que prioriza o atendimento da pessoa com deficiência; entidades que trabalham pela classe e apoio do poder público.

O encontro teve início na última segunda-feira (2), com a palestra "Orientações e Marcos Legais para a Inclusão", ministrada pela professora Neusa Soares de Sá, chefe do Departamento de Educação Especial do Estado do Paraná de Curitiba.

E nesta sexta-feira (6), as palestras terão início às 7h30 e os temas abordados serão “A hora e a vez da Família em uma sociedade Inclusiva” e “Tecnologias Assistidas no Processo Educacional”, com o psiquiatra doutor Jorge Márcio Pereira de Andrade – Campinas (SP).

Durante esta quinta-feira (5), o seminário foi comandado pela doutora Maria Elisa Caputo Ferreira, de Juiz de Fora (MG), com uma palestra sobre “Educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação”.

Para Elisa a inclusão de pessoas com deficiência em sala de aula comum das redes de ensino é um movimento mundial e está relacionado com a mudança de entendimento sobre a diferença e a deficiência.

“Lidar com a deficiência em sala de aula é a mesma coisa que lidar com assuntos do dia a dia. É uma questão do olhar para a diversidade que temos que ter”, explicou Elisa, que ainda reforçou dizendo que temos que mostrar para essas pessoas que eles são capazes.

O evento faz parte do Programa de Educação Inclusiva do Ministério da Educação – MEC, em parceria com a Secretaria de Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e está sendo realizado no auditório do Hotel Bristol, reunindo 66 municípios do Paraná.

Serviço:
Informações com Ivone de Lima Yamanaka, pelo telefone 3221-6919.
 

PMM