MEIO AMBIENTE

Semana do Meio Ambiente tem programação especial

Uma programação voltada especialmente ao público dentro da Semana do Meio Ambiente de Maringá marca nesta quinta-feira o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.

Semana do Meio Ambiente tem programação especial
- Foto: Assessoria de comunicação/PMM

As atividades começam às 8h40 no Parque Florestal das Palmeiras com a abertura oficial, apresentação da Banda da Apae, início do espaço para brincadeiras e de uma série de cursos abertos a toda comunidade.

Às 9h15 será lançada a campanha de destinação correta de óleo de fritura, mostrando à comunidade os riscos ambientais do descarte do óleo na rede de esgoto ou no meio ambiente. Os primeiros cursos começam às 9h30, sobre a montagem de aquecedor solar e uma oficina de produção do papel reciclado. Ainda pela manhã, será promovida a caminhada 'Descobrindo o parque', com um passeio dentro da reserva.

No período da tarde, das 13h30 às 15h30, será oferecido mais um curso, sobre a elaboração de produtos a base de citronela. O curso será repetido na sexta-feira, das 9h30 às 11h30, no mesmo local. A citronela é um repelente natural, que pode ser utilizada em velas, sabonetes ou tintura para afastar insetos, especialmente o mosquito da dengue. As atividades da quinta-feira vão até as 17 horas.

Na sexta a programação tem início às 8h30, com apresentação da Banda da Apae e visitação aos estandes. Das 9h30 às 16 horas oficina de papel reciclado, e às 10 horas demonstração de descontaminação de lâmpadas fluorescentes. Todos os cursos, adianta a coordenadora de Educação Ambiental da SEMAA, Marisa Ereno Colombo, são abertos à comunidade e sem custos, mas com vagas limitadas e serão atendidos os primeiros inscritos.


Prêmio Ciências

Entre as atrações da Semana do Meio Ambiente está o Colégio Estadual General Carneiro, de Roncador. A escola foi a grande vencedora da região Sul do país do Prêmio Nacional de Ciências no Ensino Médio, realizado pelo Ministério da Educação. A escola apresentou o projeto “Quantificação da Qualidade do ar no Município de Roncador, com base no Estudo dos Líquens”. Líquens são manchas brancas que ocorrem nos troncos das árvores, indicando a qualidade do ar.

A Semana do Meio Ambiente termina domingo, dia 8, com o plantio de 500 mudas de espécies nativas no fundo de vale do Córrego Morangueira, no Jardim Oásis. O plantio faz parte do projeto de recuperação de fundos de vale da SEMAA, e conta com a parceria dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Maringá, através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, com apoio do Governo do Paraná pela SEMA/IAP, UEM, Núcleo Regional de Educação, Sanepar, Polícia Ambiental, Força Verde e Sesc, com apoio da Spaipa, Nortevisual, Maringá FM, Transresíduos, Cesumar, Cooperativas de Reciclagem, Assomar, SuperMuffato e Bothanica Ambiental.
 

PMM