TEMPO

População deve ficar atenta às mudanças climáticas

Embora a previsão mais alarmante seja para a formação de um ciclone extratropical no litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná alerta que a área com pressões baixas se intensifica sobre o sul do país e nas próximas 24 horas são previstos temporais no Paraná, particularmente no sudoeste, onde áreas com chuvas fortes e com grande concentração de raios já atingiram a região na manhã desta terça-feira.

De acordo com boletim do Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar – em parte da região oeste, na região central e no sul do Estado a intensidade dos ventos e as temperaturas aumentam gradualmente.

O céu em Maringá se apresenta com muitas nuvens, temperatura mínima de 12 °C e máxima de 24 °C, com visibilidade boa. A tarde e a noite terão céu parcialmente nublado com pancadas de chuva moderada e vento de nordeste também moderado.

Mesmo não havendo previsão de temporal para a região noroeste, o secretário municipal dos Serviços Públicos e diretor de operações do Conselho Municipal de Defesa Civil, Vagner Mússio, recomenda que a população esteja atenta para possíveis mudanças climáticas e que não se exponha ao perigo durante uma eventual tempestade.

Mússio pede também que os moradores mantenham sempre limpas as calhas, rufos, ralos e outros condutores de suas residências ou estabelecimentos comerciais.

“É preciso que sejam eliminados todos os fatores que possam obstruir a passagem da água da chuva e que acabam causando infiltrações e até inundações nos imóveis”, alerta, observando que, além da queda natural de folhas nesta época do ano, uma chuva mais forte pode provocar grande volume de folhas de árvores nas ruas e calçadas. “Por isso, as folhas acumuladas não devem ser varridas para as bocas-de-lobo, o que pode provocar seu entupimento”, orienta.

Serviço:

Mais informações: (44) 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos)

PMM