GERAL

Encontro vai debater direitos dos portadores de deficiência

Com o tema "Inclusão: Um novo jeito de avançar", será realizada nesta sexta-feira, em Maringá, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento ocorre no Bristol Hotel e é aberto à comunidade.

A proposta é analisar os avanços e desafios da política de atendimento ao portador de deficiência, além de debater direitos e necessidades para estabelecer prioridade de ações.

A conferência será promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). Durante o evento, palestras, debates e grupos de trabalho vão analisar como vive o portador de deficiência em Maringá.

Transporte, habitação, esporte e lazer, educação, comunicação, trabalho e direitos humanos serão os temas debatidos. Ao final do encontro, serão apresentadas propostas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Na opinião do presidente do CMDPD, Edson Bastos de Oliveira, a instalação de rampas de acesso - reivindicação antiga do conselho - representa uma conquista para o portador de deficiência que mora em Maringá.

Serão implantadas mais de 390 rampas de acesso na cidade. "Esperamos que os empresários se conscientizem dessa necessidade e coloquem as rampas na entrada dos estabelecimentos comerciais", acrescenta Ismael Roberto, assessor técnico do conselho.

A colocação do piso tátil direcional, que orienta a caminhada dos deficientes visuais, é outra vitória. Assim como o transporte público, que hoje conta com três vans e um microônibus no transporte dos deficientes para o trabalho e sessões de fisioterapia, por exemplo.

ACIM