CULTURA

Prefeitura e UEM promovem espetáculo gratuito à comunidade

A comunidade poderá assistir gratuitamente ao espetáculo “O Auto da Barca do Fisco”, no dia 3 de fevereiro, às 20h45, no Teatro Calil Haddad. A promoção é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).

“É fundamental promover eventos e trabalhar em parceria. Há pessoas que têm hábito de ir ao teatro regularmente e que, na maioria das vezes, têm o poder aquisitivo maior. A promoção de eventos gratuitos gera a possibilidade de proporcionar às pessoas que não têm hábito de assistir ao espetáculo ou não têm condições financeiras, a oportunidade do contato com o teatro”.

Os interessados em assistir ao espetáculo poderão retirar os convites na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM. Mais informações sobre convite com Margarete pelo fone 261-4260.

Enredo

O espetáculo “O Auto da Barca do Fisco” é inspirado no “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, peça do teatro medieval que criticava a conduta da sociedade européia, em especial a portuguesa, pela sua prosperidade devido à expansão marítima associada à busca pelo lucro fácil.

“O Auto da Barca do Fisco” satiriza a corrupção na atualidade. Com uma linguagem direta estimula a reflexão sobre a cidadania no que se refere à arrecadação de tributos e sua adequada aplicação para garantir serviços e bens públicos de qualidade.

A mensagem do espetáculo é que mudanças ocorrem quando há o investimento na valorização de atitudes eticamente responsáveis.

Também foram adicionados elementos do teatro moderno ao espetáculo tendo como fonte de inspiração “O Auto da Compadecida”, que ressalta o lado bom das pessoas, revelando que o bem e o mal habitam dentro de todos. O mal só predomina quando o homem é submetido a extremas dificuldades ou a uma formação moral distorcida.

Produção

“O Auto da Barca do Fisco” é um texto de Marcilio de Miranda Neto com a direção de Laura Chaves. Reinaldo Soriani é responsável pelo cenário, figurino e iluminação. A trilha sonora é de Laura Chaves e Marcelo Galdioli. Décio Rui Pialarissi, Gerry César Barankievcz e Maria Inês Bataglini prestaram consultoria ao espetáculo

Elenco

O elenco é composto por Marcelo Galdioli (Lucifer), Márcia Hoff (Preguiçoso), Marcos Luchiancenkol (auditor fiscal e advogado), Rosa Santos (prefeito), Roseni Gentilin (empresária e auditora fiscal), Sonia Maia (anjo Rafael) e Walmíria Ribeiro – Vavá (São Miguel).

PMM