EMPREGO

Maringá criou quase 17 mil novos empregos, de 2005 até março de 2008

Os programas implantados pela administração municipal para estimular a geração de emprego têm ajudado a classificar Maringá entre os municípios que mais apresentaram ofertas de trabalho com carteira assinada no Brasil.

Recentemente, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontou Maringá no ranking das 50 cidades brasileiras que mais criaram empregos no primeiro trimestre de 2008. A cidade ficou com a 22ª colocação, com 3.818 postos de trabalho gerados. Este número, somado às vagas oferecidas desde o início da administração Silvio Barros corresponde a um total de 16.713 novos postos de trabalho oferecidos na cidade, desde janeiro de 2005.

Os bons resultados devem-se, em grande parte, à política implantada pela Prefeitura, que oferece oportunidades de crescimento tanto para a classe empresarial quanto para trabalhadores, inclusive àqueles desempregados ou sem experiência profissional.

Incentivos gerados com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a emissão do alvará provisório em 48 horas, a ativação dos barracões industriais, os benefícios previstos no Pograma de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Prodem), os programas Bairro Empreendedor e Rumo ao Emprego, os cursos de qualificação profissional e a municipailização da Agência do Trabalhador são as bases para os resultados positivos.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Shinji Gohara, os incentivos da Prefeitura estimulam o crescimento econômico da cidade e, conseqüentemente, abrem novos espaços de trabalho. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento e trabalhamos para conquistar mais benefícios para a cidade. Nossa política de geração de renda e emprego aliada ao bom momento da economia nacional tem destacado Maringá na geração de empregos”.

Ao assumir a Prefeitura, o prefeito Silvio Barros se comprometeu a criar dez mil vagas de emprego. Hoje, com três anos e quatro meses de mandato, a administração já ofereceu mais de 16.700 empregos, número comemorado pelos pequenos empresários, que agradecem os incentivos oferecidos pelo município.

O empresário José Carlos Palma teve seu cadastro aprovado pelo Prodem e hoje tem uma empresa de fundição de alumínios instalada no Parque Cidade Industrial. “Graças aos incentivos oferecidos pelo Prodem minha empresa está crescendo e tenho conseguido contratar mais funcionários. Antes tinha 17 funcionários, hoje contamos com 40 pessoas na nossa equipe. Os programas da Prefeitura são bons para nós, empresários, para os funcionários e para o município”.

Outro empresário que está aumentando sua empresa com apoio dos programas da administração municipal é Edilson Lazarin. “Tenho uma pequena indústria de peças agrícolas que vem crescendo e conquistando espaço no mercado. Com o crescimento da empresa temos contratado mais mão de obra e nos fortalecendo. Estou muito satisfeito com o apoio que recebi da Prefeitura e pretendo retribuir investindo em funcionários e na cidade”.
PMM