SAÚDE

Saúde inicia vacina contra gripe para idosos no sábado (26)

O Ministério da Saúde elegeu o próximo sábado (26), como o Dia de Mobilização Nacional da campanha de vacinação do idoso contra a gripe, que chega ao 10º ano com o objetivo de imunizar 80% da população acima de 60 anos. Em Maringá todos os postos de saúde, inclusive o NIS III Zona Norte, estarão de plantão das 8 às 17 horas para aplicar a vacina, totalmente de graça.

Foram promovidas duas mudanças na campanha deste ano. A primeira é o início da vacinação no sábado e não na segunda-feira, e a outra alteração é alcançar a meta de 80% do público-alvo, contra 70% do ano passado. “Vai ser importante abrir a campanha no sábado com todos os postos abertos para dar mais comodidade aos idosos”, afirma o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Ele apela às pessoas com 60 anos ou mais que procurem a vacinação no sábado, evitando a aglomeração normal do dia a dia dos postos e muitas vezes as filas de pessoas para tomar vacina. “Vamos colocar toda estrutura de pessoal e dos postos priorizando o atendimento aos idosos neste sábado”, reforça.

A meta de 80%, de acordo com a enfermeira Edlene Loureiro Aceti Goes, coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, representa vacinar 24.044 pessoas com mais de 60 anos. “Vamos alcançar o que foi estabelecido”, acredita ela lembrando que no ano passado mais de 90% dos idosos foram imunizados. Edlene ressalta também a importância de todos os idosos tomarem a nova vacina, garantindo a imunização contra os vírus em evidência. A campanha vai até o dia 9 de maio.

Internações e complicações

A vacinação sem custo para idosos foi adotada pelo Ministério da Saúde como forma de reduzir e eliminar os efeitos da influenza na população com idade acima de 60 anos. Dependendo das condições do idoso, uma gripe pode levar a problemas mais sérios de saúde, como a pneumonia que pode ser fatal. Estudos recentes mostram que a vacina pode proteger também contra o infarto e o derrame.

A vacina contra a influenza é segura. Constituída por vírus inativos, não causa a doença. Como as demais vacinas pode apresentar algumas reações, entre elas febre baixa, dor local, endurecimento e vermelhidão. Raramente pode provocar coriza, vômitos e dores musculares. É contra-indicada apenas para pessoas com alergia grave a ovos de galinha e que desenvolvem a Síndrome de Guilian-Barré.

A importância da vacinação do maior número de pessoas, é pela ampla capacidade de contágio da influenza. O vírus circula nas aglomerações a exemplo de escolas, empresas, instituições, shoppings, feiras, supermercados, transportes coletivos, dentre outros. Nessas situações, apenas um indivíduo infectado pode em pouco tempo infectar todos os seus contatos.

Período de transmissão

O vírus é transmitido aos indivíduos suscetíveis através das secreções respiratórias e se espalha facilmente de pessoa a pessoa. O período de transmissão é de um a dois dias antes do aparecimento dos sintomas até sete dias depois. Após um período de incubação médio de dois dias (um a cinco dias), a doença manifesta-se de modo abrupto com febre, mialgias, cefaléias, mal-estar, tosse não produtiva, dor de garganta e rinite.

Na maioria dos casos e na ausência de complicações, a doença evolui entre três a sete dias. Tosse e mal-estar podem persistir por mais de duas semanas. O problema aumenta com a complicação do quadro e evolução para doenças bacterianas mais graves como otite média, pneumonia e sinusite. Asma e bronquiolite são também freqüentes. Estas e outras condições podem exigir tratamento hospitalar que implicará em maiores riscos para a saúde, em especial para o idoso, custos mais altos para a família e para o SUS.

Mesmo quem tomou a vacina contra a gripe no ano passado precisa tomar a nova dose este ano. O vírus da influenza sofre mutações, e a nova vacina é desenvolvida com os vírus atuais, garantindo uma imunização maior contra a doença. Durante a campanha, as unidades básicas de saúde estarão ministrando também as demais vacinas indicadas para as pessoas com mais de 60 anos.

PMM