ENTRETENIMENTO

Banda Canastra se apresenta pela primeira vez na cidade canção

Nascidos no Rio de Janeiro, os integrantes da banda Canastra começaram a se destacar dentre as bandas nacionais em 2004. Eleita pelo Jornal “O Globo” como umas das melhores do ano de 2004, o canastra é uma banda de formação e pegada do rock

misturados com rockabilly, música de orquestra, samba de raiz, bandas de suingue, entre outros.

Formado por Renato Martins (voz e guitarra), Edu Vilamor (contrabaixo acústico), Rodrigo Barba (bateria), Fernando Oliveira (guitarra e trompete), Marco Rafael (Trombone), Daniel Vasques (sax), o sexteto agrada a todo tipo de público. Especializados em entretenimento, o Canastra dá um show à parte em relação a palco e figurino estilo praiano.

O primeiro CD “Traz a pessoa amada em 3 dias”, em 2004, foi produzido Jimmy London (Matanza) e Gabriel Thomaz (Autoramas), daí a idéia de diversidade de sons. O segundo CD, lançado em 2005 “Chaga de Falsas Promessas”, consagra essa diversidade entre os próprios integrantes que escrevem músicas com letras sarcásticas “A gente é meio sarcástico porque nesta busca, nesta procura temos a pretensão de trazer à luz coisas novas, ou que pelo menos não estejam tão em evidência. Daí buscamos novos pontos de vistas. Novos enfoques sobre um tema que vai virar uma música. Até porque se você parar pra pensar não existem tantos temas possíveis. Então, o sarcasmos é uma destas formas, uma destas abordagens. Eu gosto muito desse tipo de humor, pois não é diretamente pra fazer"graça", explica Renato Martins (vocalista e guitarrista da banda).

Com músicas que estimulam a dança, a banda Canastra dá indícios de uma bela apresentação com estilo independente da música brasileira. Mostrando extremo bom gosto e diversidade em estilos musicais numa só banda e em uma só noite no Tribo´s Bar .

Renato Martins conversou por e-mail com o Maringá.Com, falando da expectativa de tocar pela primeira vez em Maringá, entre outras coisas.

MC - A idéia é tocar, não importa o lugar?

RM – Basicamente, a idéia é tocar em qualquer lugar e, principalmente, pra qualquer pessoa. Esse é o nosso desafio.Não fazemos distinção de tribos e grupos sociais.A gente acredita nesta história que música é uma linguagem universal. Só que esse lance de tocar em "qualquer lugar" é relativo também porque o lugar em questão tem que ter um mínimo de infraestrutura.Somos uma banda grande com metais e baixo acústico,enfim a gente também quer que o show seja bom.

MC - Qual o lugar mais incomum que vocês tocaram?

RM - Tocamos numa casa de swing.

MC - Onde vocês se conheceram?

RM - Nos conhecemos basicamente porque moramos na mesma cidade. Então, freqüentamos os mesmos lugares, os mesmos shows, um vai conhecendo outro e outro até que deu no Canastra.

MC – Por que o nome Canastra?
RM - E por que não? Não tem um motivo especial. Foi algo que surgiu naturalmente... Acho que em parte porque já tínhamos umas músicas que falavam de jogo, um ambiente meu, Cassino meu, Cabaret.

MC - Para compor as músicas, você se inspira em quê?

RM - A gente se inspira em qualquer coisa. Mas acima de tudo não vivemos tanto de inspiração. A gente rala pra fazer uma música. Pesquisa, procura, é um trabalho cuidadoso.

MC - O Show de vocês é...

RM – Divertido.

MC - Suas influências vão do country, jazz, samba de raiz, bandas de suingue, tudo isso misturado ao rock. Por que frisar que vocês são uma banda de rock?

RM - Nós somos músicos de rock, isto é, essa é basicamente a nossa formação a nossa pegada. Só que o que se convencionou chamar de "rock", a meu juízo, anda muito chato e previsível. Por isso, a gente começou a ouvir outros sons e buscar outras referências pra tentar tornar o nosso som mais rico e, ao mesmo tempo, mais diferente do que está rolando por aí. Mas ainda somos basicamente músicos de rock.

MC - Já foram comparados à banda Orquestra Imperial? Isso é bom?

RM - A gente nunca vai ter controle total sobre o que falam da gente... das possíveis comparações e julgamentos. Enfim, não acho que O Canastra tenha a ver com a Orquestra Imperial. Mas se alguém acha, tudo bem.Vivemos num país democrático onde as pessoas têm direito a ter a sua opinião. Praticamente, só tem direito a isso! Todavia, eu não gosto de comparações porque a gente se esforça pra ser simplesmente Canastra... nem mais nem menos!

MC - O que espera do show em Maringá?

RM - Espero que seja muito divertido. É a primeira vez que tocamos na cidade e até agora o contato com os maringaenses via internet tem sido ótimo. Tem uns caras de Maringá que passaram as férias aqui no Rio e foram ao nosso show. Acho que eles acabaram fazendo uma propaganda da gente por aí...

MC - Planos para 2008?

RM - Relançar nosso primeiro CD "Traz a pessoa amada em 3 dias", parar de fumar, fazer muitos shows e comprar uma grelha elétrica do Geoge Foreman (risos).

Liziane Neu