TRÂNSITO

Semana do Trânsito terá como tema a valorização da vida

A Secretaria Municipal dos Transportes ­ Setran - está preparando a “Semana Nacional do Trânsito”, que acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro. Neste ano, o tema escolhido pelo Contran ­ Conselho Nacional de Trânsito - foi “O trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida”.

As atividades serão realizadas na Praça Raposo Tavares, Cine Teatro Plaza, em vários pontos da cidade, e também em Paiçandu e Sarandi. A solenidade de abertura acontecerá no dia 17 de setembro, às 19h30. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 ­ Código de Trânsito Brasileiro ­ a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os valores que contribuam para a a "valorização da vida" no trânsito, enfocando o desenvolvimento de posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos.

O tema foi desenvolvido em conjunto pelo Denatran/Ministério das Cidades e Ministério da Saúde para marcar as comemorações nacionais ao Dia Mundial da Saúde de 2004. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, os acidentes de trânsito se tornaram um grave problema de saúde pública e uma grande responsabilidade para cada cidadão. Desta forma para prevenir os acidentes os atores envolvidos no trânsito precisam ser educados a se comportar com respeito mútuo e obediência às leis de trânsito.

A luz vermelha se acendeu no mundo todo com a constatação de que o número de acidentes e de mortes nas vias públicas vem crescendo, ofuscando os resultados das ações públicas adotadas para sua redução. Além da falta de conscientização de motoristas e pedestres, o crescimento da frota de veículos é outro fator que tem contribuído para o aumento do número de acidentes. Para se ter uma idéia, em Maringá o número de veículos cadastrados apenas pulou de 112 mil para 145 mil em três anos e meio.

Por esta razão, a Semana Nacional do Trânsito também fomentará uma reflexão profunda sobre qualidade de vida e alternativas de transporte.
PMM