MEIO AMBIENTE

Plantio em área de preservação marca Dia da Água

Alunos da 6ª série do Colégio Estadual Dirce de Aguiar Maia participam nesta quarta-feira (19), do plantio de 100 mudas de espécie nativa na nascente do Córrego Nazareth, afluente do Ribeirão Maringá e integrante da Bacia do Rio Pirapó. O plantio com início às 9 horas no trecho do Jardim Montreal marca o Dia da Água, comemorado neste sábado, 22 de março.

A solenidade faz parte do projeto “Recuperação de Áreas de Preservação Permanente”, iniciado em novembro do ano passado no Córrego Pinguim. No total o fundo de vale do Córrego Nazareth, com 12 mil metros quadrados, vai receber 1.100 mudas de espécies nativas e a área vai ser isolada para impedir a depredação ou ocupação.

O plantio organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Núcleo Regional de Ensino, Sanepar, ALL e Spaipa prossegue na próxima segunda-feira (24). A coordenadora das áreas de preservação permanente da Secretaria do Meio Ambiente, Juliani Aparecida Kerkhoff, explica que no total estão sendo recuperados 14 fundos de vales, alguns com longo processo de degradação e ocupações irregulares.

Todas as áreas vão receber mudas de espécies nativas e serão isoladas. Como apresentam características e condições de degradação diferentes, cada nascente e trecho de cursos de água recebeu um projeto de recuperação. A previsão é estar com todos os fundos de vale inseridos no projeto recuperados até o final deste ano.

Serviço: Plantio de mudas do projeto “Recuperação de Áreas de Preservação Permanente”, quarta-feira, 19 de março, 9 horas, nascente do Córrego Nazareth, Jardim Montreal.

PMM