PARQUE DO JAPÃO

Comitiva japonesa visita obras no Parque do Japão

Ao acompanhar o prefeito Silvio Barros a uma visita de inspeção à área onde está sendo implantado o Parque do Japão em Maringá, na tarde desta quinta-feira (28), uma comitiva de autoridades japonesas demonstrou satisfação com o avanço das obras e começou a definir o roteiro a ser programado para a provável vinda do príncipe Naruhito à solenidade de inauguração, prevista para o dia 22 de junho deste ano.

O complexo turístico e esportivo está sendo construído pela administração municipal em parceria com a iniciativa privada para servir de marco das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Na visita de inspeção o prefeito Silvio Barros esteve acompanhado do ministro das Relações Exteriores do Japão, Tatsuo Arai; do diretor do Ministério das Relações Exteriores, Masahiro Takasugui e do cônsul do Japão em Curitiba, Toshinori Matsushiro, além de lideranças da comunidade japonesa, técnicos, engenheiros e do secretário extraordinário para as comemorações do Imin-100 em Maringá, Shudo Yassunaga.

No encontro com a comitiva o prefeito detalhou cada uma das obras do projeto e apresentou um pré-roteiro para a visita do príncipe, incluindo o plantio estratégico de uma árvore que irá simbolizar o evento.

Imin 100

Localizada entre o Parque Itaipu e Jardim Industrial, na saída para Campo Mourão, a área de 100 mil metros quadrados do Parque do Japão está recebendo atualmente a concretagem da barragem entre os lagos superior e inferior e os pilares das fundações do Ginásio de Esportes que está sendo construído para a prática e desenvolvimento de artes marciais. O amplo ginásio terá estilo arquitetônico contemporâneo japonês e atuará na formação de atletas de artes marciais, integrando um centro de excelência em Judô e Taekwondô.

Entre outras obras previstas para o local estão a implantação de um jardim japonês, a construção de um teatro para 500 lugares, uma sala de eventos regionais, a sede administrativa e um restaurante típico oriental.

O projeto Parque do Japão é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), entre outras entidades e instituições voluntárias.

A execução do projeto é acompanhada pela Oscip “Parque do Japão – Memorial Imin 100”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que também irá administrar e manter o parque com a ajuda voluntária da comunidade.

SERVIÇO____________________________________________________________

Mais informações: 3221-1551 / 3221-1559 / 3221-1290 com Mary Cristina (Seduh)

PMM