GERAL

Prefeitura e Sanepar firmam parceria em cuidados com o meio ambiente

A Sanepar firmou convênio com a Prefeitura de Maringá para implementação do projeto de produção de mudas, plantio, substituição e revitalização das árvores das vias públicas da cidade. A participação da empresa foi definida nesta terça-feira (26), por meio da assinatura do aditivo contratual, o que garante o repasse mensal de aproximadamente R$ 45 mil para o Fundo Ambiental Municipal, ou seja, cerca de R$ 540 mil por ano.

O prefeito Silvio Barros anunciou a parceria com a Sanepar durante solenidade de formação do Conselho Consultivo do Parque do Ingá, nesta terça-feira (26), e afirmou que parte do recurso será utilizada na recuperação e reestruturação do Parque do Ingá. “A Sanepar irá repassar uma porcentagem do faturamento mensal para o Fundo Municipal do Meio Ambiente. Esses recursos serão direcionados aos cuidados com o meio ambiente”, explicou.

Segundo a parceria prevê o replanejamento da arborização e a substituição de mais de 40 mil árvores velhas, doentes e inadequadas para o ambiente urbano. “Trata-se de grande volume de árvores, fundamentais para a preservação da vida das pessoas, do meio ambiente, e para a segurança da população”.

Silvio também elogiou a iniciativa da Sanepar para a concretização de mais este projeto. “Estou satisfeito em perceber que a Sanepar se dispõe em cooperar na busca de soluções para os problemas da cidade, principalmente na área ambiental. A empresa tem sido grande parceira do município e creio que este é um bom caminho para o estabelecimento de outras parcerias”, frisou o prefeito.

O gerente regional da Sanepar, Antônio Carlos Aredes Rosa, informou que os recursos começam a ser repassados pela empresa a partir de abril. Para ele “os valores são suficientes para cobrir as despesas para a execução do projeto e garantir, com isto, a readequação do planejamento da arborização urbana segundo os padrões das espécies estabelecidas para o plantio”.

O projeto será desenvolvido pela prefeitura, juntamente com o Instituto da Árvore de Maringá. A implementação deve ocorrer ainda neste primeiro semestre. Além das ações de arborização e da recuperação do Parque do Ingá, também está previsto desenvolver várias ações de educação ambiental.

PMM