SAÚDE

Saúde inaugura serviço de urgência em Maringá

O prefeito João Ivo Caleffi inaugura nesta segunda-feira (20), às 9 horas, na Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (SAMU).

É um novo modelo de assistência médica pré-hospitalar 24 horas que promete melhorar o atendimento a urgências clínicas e traumas, ampliando as chances de sobrevida de pacientes em estado grave.

Em Maringá, o SAMU contará com uma central de regulação, médicos especializados no atendimento a urgências, quatro ambulâncias equipadas para primeiros socorros e uma UTI móvel. O serviço poderá ser solicitado pelo telefone 192.

A ligação será atendida por um médico (treinado em telemedicina), que fará uma pré-avaliação do caso e encaminhará socorristas até a casa ou local da ocorrência (acidente de trânsito, de trabalho, parada cardiorespiratória, quedas graves).

Enquanto o socorro estiver a caminho, a central de

regulação cuidará de definir e preparar o hospital que atenderá aquela urgência.

"Vamos levar o paciente ao lugar certo, na hora certa", diz o médico Nevton Bringmann, o gerente municipal de Urgências e Emergências.

O SAMU está sendo implantado em parceria com o Ministério da Saúde. Inspirado num modelo francês, o serviço de atendimento móvel a urgências vem sendo implantado em centros brasileiros com mais de 100 mil

habitantes.

As ambulâncias ficarão baseadas em pontos distintos da cidade: Secretaria de Saúde, Hospital Municipal, Policlínica da Zona Norte e outra no Pronto-Atendimento Municipal de Sarandi.

Segundo o médico Nevton Brigmann, o pré-diagnóstico pelo

telefone faz a diferença nos casos de urgência médica. Numa parada cardiorespiratória, por exemplo, o médico dará instruções de socorro preliminar até a chegada da equipe médica ao local. "Uma massagem cardíaca feita nos primeiros

cinco minutos é capaz aumentar em 75% as chances de sobrevida do paciente", ressalta.

PMM