GERAL

Entidade recebe terreno para proteger animais de rua

Com a finalidade de proteger o cidadão maringaense e preservar o meio ambiente o prefeito Silvio Barros assinou, nesta segunda-feira (25), uma escritura de doação de terreno para a Associação Protetora dos Animais de Rua.

A entidade será a responsável pela edificação e manutenção do imóvel e dará continuidade ao programa de atenção aos animais, implantado no município pela Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Fico feliz em poder compartilhar desta parceria com a Associação Protetora dos Animais de Rua, pois tenho certeza que será realizado um ótimo trabalho no local, visando a proteção do cidadão e o cuidado com os animais que necessitam de atenção especial”, declarou o prefeito Silvio Barros.

O objetivo da doação é abrigar animais de rua em condições sanitárias adequadas à legislação pertinente, como canis, gatis, baias e gaiolas.

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, parabenizou o prefeito e a entidade pela iniciativa. “Quem sai ganhando nesta parceria é a nossa população animal. Este evento não representa apenas a assinatura do termo de doação, mas o lançamento do material institucional elaborado pelo CCZ que aborda os temas: posse responsável de animais, esterilização, vacinação contra raiva e procedimentos durante o passeio com o animal de estimação para preservar o meio ambiente.”

Durante a solenidade o secretário também explicou que no ano anterior o CCZ passou por uma intervenção para assegurar a saúde dos servidores que trabalhavam no local, além de desenvolver programa de orientação à população.“No último ano vacinamos mais de dois mil animais contra a raiva nos Espaços Saúde, realizados nos bairros, e abrimos licitação para castração de animais, sedo que o Cesumar, empresa vencedora realiza 40 castrações por mês.”

A presidente da Associação de Proteção aos Animais de Rua, Clarisse Rodrigues agradeceu ao prefeito e aos vereadores que aprovaram a doação. “O nosso trabalho vem para ajudar e complementar o que o CCZ já está fazendo. O terreno não será utilizado como depósito de animais, a finalidade é intensificar a preservação ambiental e a responsabilidade no cuidado com os animais.”

Para a vereadora Marly Martins, a iniciativa visa acima de tudo o cuidado com a saúde da população. “Agradeço ao prefeito por ter viabilizado a concessão deste terreno e acredito que a união de voluntários e poder público é fundamental para alcançarmos êxito no cuidado com os animais abandonados e principalmente no bem-estar da população”, finalizou a vereadora, se colocando à disposição da Prefeitura para o que estiver ao alcance do poder Legislativo.

PMM