GERAL

Detectores de metal são usados para prevenir roubos

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) começou a usar um novo equipamento para inibir ações criminosas nas rodovias sob sua responsabilidade. Nos postos de fiscalização, portais detectores de metal ajudam a prevenir roubo a ônibus e tráfico de armas e munição. "Estamos desenvolvendo ações, num primeiro momento, com cinco portais, que podem ser levados para qualquer um dos 64 postos de fiscalização que temos no Estado", disse o tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, comandante do batalhão.

No fim de semana um dos portais foi usado na região de Londrina e possibilitou a apreensão de um fuzil modelo M-16, que é a versão militar do AR-15. A arma seria levada para São Paulo por um passageiro de um ônibus de linha. De acordo com Rodrigo, com o equipamento é possível identificar e prender não só quem se passa por passageiro para roubar os companheiros de viagem, como também verificar e combater, de maneira ampla, o tráfico de armas e munição.

O coronel Rodrigo explicou que a utilização do portal evita a revista pessoal em todos os passageiros e torna mais rápida a ação da polícia, o que permite, ao final de uma operação, revistar mais veículos. "A pessoa sai do ônibus com a bagagem de mão e passa pelo portal. Se soar o alarme é feita a revista pessoal", disse. Enquanto isso, um policial militar, acompanhado do motorista do ônibus, faz revista dentro do veículo e confere a lista de passageiros.

Para completar a operação são conferidas as informações a partir da lista de passageiros, que o motorista deve levar em todas as viagens. Os policiais militares verificam, junto ao sistema de identificação do Estado, dados que identifiquem a pessoa. Esse trabalho, segundo o comandante, é importante para saber um passageiro é foragido da Justiça, por exemplo.

"Orientamos as empresas que mantenham uma lista atualizada dos passageiros e que, em caso de necessidade, acionem o BPRv pelo número de emergência 198, que funciona 24 horas por dia", lembrou Rodrigo. Ele destacou ainda que a parceria entre as empresas e a polícia vai permitir maior segurança para todas as pessoas que usam as estradas.

Bondenews