GERAL

Comitê de Combate à Dengue discute ações para o município

O Comitê de Combate à Dengue se reuniu nesta segunda-feira (18), às 18h30, no auditório da Secretaria da Saúde, para definir ações de prevenção da doença no município. O órgão é formado por representantes do poder público e representantes da sociedade organizada que apóiam as atividades.

O Clube de Serviço Rotary Club está colocando faixas com frases de conscientização em diversas regiões da cidade e também estará presente na reunião para discutir estratégias de combate ao mosquito.

Para o representante do Rotary Maringá Leste, Francisco Marcos Montanholi, as ações sugeridas pelas entidades geraram bons resultados. “Colocamos faixas nos locais de maior incidência do vetor como bairro Mandacaru, Vila Esperança e avenida Cerro Azul. Todas as entidades que compõem o comitê sugeriram e implantaram boas sugestões que ajudam a conscientizar a comunidade”, resssalta Montanholi.

“A Zacarias Veículos implantou um grupo dentro da própria empresa que visita as casas dos funcionários para orientar e verificar se existem focos do mosquito. A Copel e a Sanepar colocaram avisos de conscientização nas contas de água e luz e o Secov divulga em todas as edições do seu jornal mensal, dicas sobre cuidados para prevenir a doença. Esses são alguns bons exemplos que integram o trabalho do comitê”, enfatizou Montanholi.

A Prefeitura também confeccionou uma cartilha de conscientização direcionada às crianças que serão entregues em todas as escolas do município para reforçar as orientações e cuidados para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os secretários e diretores municipais entregarão o material, pessoalmente, nas salas de aula.

De acordo com o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, “os representantes também farão um balanço do trabalho do mês de janeiro realizado na Ordem dos Pastores e igrejas católicas que contribuíram para a divulgação de informações.”

Nardi também destaca a importância do concurso público que irá contratar mais 24 agentes ambientais, totalizando 155 profissionais.

Além das instituições estão envolvidos com o processo a Secretaria da Saúde; do Meio Ambiente e Agricultura; dos Serviços Públicos; da Educação; da Assistência Social e Cidadania.

Serviço: A Secretaria da Saúde está localizada na avenida Prudente de Moraes, 885

PMM