EVENTO

Eventos sobre pecuária leiteira em março

Maringá sediará, de 13 a 15 de março, no Recinto de Leilões da Sociedade Rural, dois eventos na área leiteira: Seminário Paranaense da Cadeia Produtiva do Leite e III Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil: inovação tecnológica. Está prevista a presença do governador Roberto Requião, do vice-governador Orlando Pessuti e dos ministros Renhold Stephanes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), entre outras autoridades, durante a solenidade de abertura no dia 13, às 8h30.

Dentro da programação do primeiro dia, debates sobre o Programa Estadual de Apoio à Pecuária Leiteira; Aspectos Econômicos e Tendências de Mercado da Pecuária de Leite no Mundo; Aspectos Econômicos da Produção Leiteira Nacional: importação x exportação de leite e derivados; Aspectos Econômicos da Produção Leiteira Paranaense e Tendências de Mercado; Sistema Agropecuário de Produção Integrada Bovino de Corte; Pagamento do Leite por Volume e Qualidade pelo Conseleite; e Redes de Referência Leite.

No dia 14, os temas serão Gestão Profilática das Principais Enfermidades Parasitárias que Acometem os Bovinos Leiteiros; Produção de Leite com Base em Pastagens: Suplementação Mineral e Vitamínica para Produção de Leite de Qualidade; A Qualidade da Silagem como Determinante da Produção e Qualidade do Leite; e Instalações para Vacas Leiteiras e o Bem-Estar dos Animais nas Instalações.

No dia 15, o foco estará concentrado nos seguintes assuntos: Suplementação para Rebanhos Leiteiros Manejados a Pasto; O Papel do Homem na Gestão e no Controle de Qualidade da Produção de Leite; Sustentabilidade do Negócio Leite na Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento de Conhecimentos e Inovações Tecnológicas para a Cadeia Produtiva do Leite no Paraná.

Os eventos são promovidos pelas universidades de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Federal do Paraná (UFPR), pelo Senai e pelo Núcleo de Pesquisa e Estudo da Cadeia Produtiva do Leite (Nupel). As inscrições podem ser feitas pelos sites www.nupel.uem.br e www.ppz.uem.br ou no local dos eventos. Outras informações pelo fone (44) 3261-4348.

UEM