GERAL

Prefeitura cadastrou mais de 100 guardadores de carros

O cadastramento dos guardadores de carros que atuam nas ruas e avenidas de Maringá teve início no último dia 7 e termina hoje, quarta-feira (13). Segundo levantamento da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), mais de 100 cadastros foram feitos até o dia 11 (segunda-feira). Ao final da ação os guardadores receberão um colete com número de identificação e passarão por um curso básico sobre relações interpessoais.

A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) visa identificar os locais onde existe o serviço e capacitar os guardadores com cursos profissionalizantes para reintegrá-los no mercado de trabalho formal.

No curso básico de Relações Interpessoais que será realizado no próximo dia 16, os guardadores também ouvirão sobre Saúde e Segurança no Trabalho; Meio Ambiente e Ética e Cidadania. Ao final do curso, além do colete, receberão um certificado.

A Sasc ainda fará um levantamento sócio-econômico e encaminhará os guardadores de carros para programas assistenciais e cursos de capacitação profissional como manutenção predial, eletricista, mecânica industrial, serviços de panificação e marcenaria.

De acordo com a secretária da Sasc, Sandra Franchini, “a Prefeitura também irá desenvolver uma campanha de esclarecimento à população lembrando a não obrigatoriedade de pagamento ao guardador.”

Para realizar a ação a Sasc conta com o apoio e parceria da ACIM, Conselho de Segurança, Secretarias de Educação, Transportes e Saúde, Gerência de Defesa Social, Sesi, Senai, Polícia Militar, Polícia Civil, Senac, Convention Bureau, Fundacim, Organizações Não Governamentais e empresas privadas.

PMM