EDUCAÇÃO

Maringá forma 95 alunos no Programa Brasil Alfabetizado

Um grupo de 95 alunos com mais de 40 anos de idade de Maringá recebe nesta quarta-feira (15) os certificados de conclusão de curso do Programa Brasil Alfabetizado. A grande maioria nunca havia freqüentado escola antes.

A cerimônia será às 20h, na Escola Municipal Ângela Vergínia Borin, no Conjunto Requião. O curso de alfabetização de adultos tem duração de cinco meses.

Esta é a primeira turma do Brasil Alfabetizado formada pela

Secretaria Municipal de Educação. O município mantém o Programa em escolas onde o Censo do IBGE detectou os maiores índices de analfabetismo entre adultos.

Em Maringá, estas áreas estão nas Zona Norte (Conjunto Requião) e na Zona Sul (Santa Felicidade e Tarumã). As aulas acontecem à tarde e à noite, de acordo com a disponibilidades dos alunos.

Mas nem todos os adultos inscritos no Programa freqüentaram as aulas. No total, a Secretaria inscreveu 183 adultos, mas 88 desistiram ou nem chegaram a comparecer.

Alfabetizadores do município visitaram os domicílios destes

alunos para checar o motivo da desistência e tentar convencê-los da importância da alfabetização. Muitos disseram que não tinham interesse em freqüentar a

escola, outros desistiram por causa de doença, outros porque tinham compromissos familiares.

PMM