SAÚDE

Cuidados com a dengue são essenciais para evitar Febre Amarela

Neste período em que as atenções estão voltadas aos casos de Febre Amarela, a Secretaria da Saúde alerta a população que a preocupação deve ser com a dengue e os cuidados para evitar água parada devem ser diários.

O aviso é do secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi. “O grande vilão da Febre Amarela é o mesmo da dengue, ou seja, o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir as duas doenças. Porém, se o mosquito é o responsável pela transmissão das doenças e se 90% dos focos encontrados estão dentro de residências, significa que a população deve se preocupar com essa questão”.

Para conscientizar e tranqüilizar a população agentes ambientais percorrem casas em busca de focos do mosquito e aconselhando os moradores a redobrarem os cuidados com objetos que possam acumular água. O trabalho nas residências é realizado constantemente.

“Não adianta a população se mobilizar contra a Febre Amarela e esquecer dos cuidados para evitar uma proliferação do mosquito da dengue, As duas doenças são causadas pelo mesmo transmissor, porém para Febre Amarela existe vacina, já a dengue não. Por isso continuamos a pedir atenção da população para a dengue”, aconselha Nardi.

Vacina

De acordo com dados da Secretaria da Saúde entre os dias 2 e 20 de janeiro foram aplicadas 20.236 doses da vacina contra a Febre Amarela na cidade. A maioria das doses foi distribuída na primeira semana de janeiro. “Agora os postos de saúde estão mais tranqüilos. Mas tivemos uma grande procura, inclusive de pessoas já imunizadas”, comenta a coordenadora da sala de vacinas do município, Edlene Aceti Goes.

A vacina deve ser aplicada preferencialmente em pessoas que vão se deslocar para as áreas de risco, que no momento são as regiões Norte, Centro Oeste, os estados de Minas Gerais e Maranhão, nas regiões de matas e florestas. Depois em pessoas que receberam a dose há dez anos, tempo de duração da vacina.

Para que as pessoas viajem tranqüilas, a administração municipal instalou um ponto de vacinação próximo aos guichês de vendas de passagens das empresas que operam no Terminal Rodoviário e funciona durante todos os dias da semana, das 8 à 20 horas.

Atenção redobrada

A população deve ficar atenta com pneus que não estiverem sendo usados e precisam permanecer secos e em local coberto, abrigado de chuva. Muros com cacos de vidro que possam acumular água devem ficar cheios de areia. Os pequenos objetos, como tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis, por menor que sejam e que possam acumular água, assim como latas, garrafas, potes e outros recipientes sem uso, devem ser jogados no lixo e não em quintais e terrenos baldios.

Latões, poços, cisternas, caixas d’água e outros depósitos de água para ser consumida têm que ficar fechados. Os que não têm tampa própria devem ser vedados com tela fina. As plantas que precisam ser cultivadas em jarros com água devem ser evitadas. As plantadas em vasos com terra precisam ter areia nos pratos dos vasos de plantas.

PMM