CIDADE

Maringá tem 130 mil árvores nas ruas e praças

Em 2007 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu o Plano Diretor da Árvore, que está sendo avaliado para aprovação pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

No ano passado foram plantadas 49 mil árvores no município, sendo 13 mil no perímetro urbano. Foram retiradas 8 mil, em razão de quedas ou doença das árvores, uma ação preventiva para evitar acidentes.

Maringá tem 130 mil árvores nas suas ruas 105 praças, mais 11 parques, sendo 8 deles áreas de conservação.

Considerando apenas as árvores do perímetro urbano, elas proporcionam aos maringaense uma área verde de 25 metros quadrados por habitante.

Estão nas ruas e praças de Maringá acácias, quaresmeiras, paineiras, ipês roxo e amarelos, patas-de-vaca, flamboyants, jacarandás mimosos, tamareiras do oriente, acácias imperiais e palmeiras imperiais, dentre outras.

História e preservação

A arborização em Maringá teve início em 1949, logo após a fundação da cidade. O projeto completo da arborização foi feito pelo paisagista Luiz Teixeira Mendes e executado por Aníbal Bianchini, para a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, trabalho dedicado realizado durante anos que o tornou conhecido como "o jardineiro de Maringá".

Em 2008, logo após a aprovação do Plano Diretor da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente completará um plano de ação que visa a continuidade do trabalho de arborização da cidade e, especialmente, a reposição de árvores que tiveram que ser retiradas ou que caíram.

A arborização é um símbolo de Maringá e uma das principais atrações para nossos turistas e visitantes.

PMM