GERAL

Acim faz alerta para boletos de associações consideradas fantasmas

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) vem alertando os empresários da cidade sobre cobranças indevidas que são emitidas por entidades ou associações consideradas fantasmas.

O departamento jurídico da Acim orienta que esses boletos sejam desconsiderados. A Acim informa que é filiada apenas à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e à Federação das Associações Comerciais do Estado Paraná (Faciap) e que nenhuma emite cobrança.

De acordo com o diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Valdir Pignata, o órgão já encaminhou à Acim uma lista com 12 nomes de associações ou entidades que seriam de 'fachada' e que já encaminharam boletos a empresas da cidade.

“Em janeiro aumenta muito o número de entidades ou associações desconhecidas que enviam boletos para as empresas pagarem. Para quem já pagou, recuperar o dinheiro é difícil porque é quase impossível localizar essas associações”, diz Pignata.

As duas situações mais comuns relatadas pela Acim e Procon, que configuram golpe, são de telefones inexistentes e site em construção das associações responsáveis pela emissão de boletos.

Conforme o diretor do Procon, a orientação é de que o empresário procure obter mais informações sobre a entidade que mandou o boleto. O empresário pode entrar em contato com o departamento jurídico da Acim ou com o Procon de Maringá para esclarecer dúvidas.

ACIM