SERVIÇO

Prefeitura instala rampas de acesso para pessoas com deficiência

A Prefeitura começou nesta semana um trabalho de implantação de rampas de acesso para pessoas com deficiência na região central da cidade. Ontem, quinta-feira (20), profissionais de uma empresa especializada no serviço, realizaram o trabalho na avenida XV de novembro.

De acordo com o assessor técnico do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Ismael Roberto Batista de Melo, o projeto foi entregue ao prefeito no início da gestão atual. “Desde a primeira vez que conversamos, o prefeito aprovou o projeto e se dispôs a ajudar. Uma parceria entre a Prefeitura e os governos federal e estadual possibilitou a implantação de 390 rampas de acesso”.

A ordem de serviço para iniciar a obra foi assinada, pelo vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin, no dia 19 de novembro juntamente com mais quatro obras que totalizam investimento de R$ 2,7 milhões. Para implantar as rampas, três empresas participaram do processo de licitação.

“Esta é uma conquista para o município e esperamos que a partir desta iniciativa da Prefeitura, os empresários da cidade se conscientizem desta necessidade e coloquem as rampas na entrada dos estabelecimentos comerciais”, considera Ismael.

Com a implantação, a Prefeitura cumpre o decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis nº 10.048 de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e estabelece, entre outras providências, que qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança destas pessoas à edificações de uso coletivo, deve ser sanada.

Projeto

A implantação das rampas nas calçadas e canteiros de avenidas e ruas do quadrilátero central circundado pelas avenidas Tamandaré, Tiradentes, Pedro Taques e Cidade Leiria faz parte do projeto de Mobilidade Urbana elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência.

As rampas são pré-fabricadas em chapa metálica anti-derrapante com 8% de inclinação, medindo 1,80 m de largura por 2,20 de extensão. O projeto também inclui a instalação de faixas de piso táctil nas laterais das calçadas.

PMM